Mindfulness

Mindfulness significa atenção plena. 

O termo atenção plena ou consciência plena designa um estado mental que se caracteriza pela autoregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante. 

Praticar Mindfulness promove mais conhecimento sobre as emoções, aumenta a atenção e concentração e melhora os relacionamentos.

 

Há consistentes evidências científicas que indicam que Mindfulness auxilia no tratamento do estresse, ansiedade, depressão e comportamentos de dependência, bem como um efeito positivo sobre problemas físicos e metabólicos como hipertensão, doença cardíaca e dor crônica.

 

É possível praticar em qualquer lugar? 

Pode-se praticar Mindfulness por meio da meditação formal (sentada e silenciosa) ou informal (mantendo-se focado no presente durante a realização de tarefas cotidianas, como lavar as mãos, escovar os dentes, comer uma refeição).

MINDFUL EATING

Mindful eating significa comer consciente, ou seja, alimentar-se com atenção, usando os 5 sentidos, apreciando. É muito comum as pessoas comerem enquanto mexem no celular, assistem TV, conversam e isto tira a oportunidade de desfrutar, saborear e perceber os alimentos.

 

Esta desconexão faz com que a pessoa não mastigue bem, não perceba o que comeu, coma mais do que precisa e por aí vai. 

Para quem o mindfull eating (ME) é indicado?

O ME é indicado para todas as pessoas, inclusive crianças, pois o objetivo é promover uma relação harmoniosa com a comida onde não há julgamentos sobre este alimento pode, aquele não pode. Este é certo, aquele é errado.